27 e 28 de Novembro de 2020

ONLINE

CONHEÇA O FESTIARTE

     O FESTIARTE é um festival com o propósito de promover práticas culturais acessíveis e debater sobre os direitos culturais PARA TODOS. As atividades são ONLINE, gratuitas e acontecem nos dias 27 e 28 de novembro de 2020.

     Será disponibilizado tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais durante a programação completa do festival e audiodescrição na noite das apresentações culturais.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA 1:

Contação de Histórias 

O Caminho do Contador de Histórias

27 DE NOVEMBRO | 9h ÀS 11h

OBJETIVO:

Desenvolver a narração oral, buscando reflexão, fundamentação e técnicas de atuação, a partir da perspectiva da oralidade. Serão abordados as relações entre oralidade e escrita e a performance do contador de histórias, numa combinação que une teoria e prática.

PÚBLICO:

Professores, estudantes e pessoas interessadas no tema. A partir de 18 anos.

NÚMERO DE VAGAS:

20 participantes. Plataforma Zoom.

SOBRE SÉRGIO BELLO:

Desde 1999, atua na área de formação e apresentações artísticas de narração oral. Participa de Festivais e Simpósios Nacionais e Internacionais de Contadores de Histórias, dentre eles: Um viaggio tra oralità e escritura/Itália, Boca do Céu/São Paulo, Festival ABRAPALABRA/Colômbia. Fez parte do projeto “Baú de Histórias” do SESC-SC, com turnê em 28 cidades do estado. É integrante do Grupo Gestor do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura de Santa Catarina.

fotografia preto e branco Sérgio Bello
fotografia preto e branco Iro Rauen

OFICINA 2:

Conhecendo a Língua

Brasileira de Sinais

27 DE NOVEMBRO | | 17h ÀS 18h30

OBJETIVO:

Apresentar a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a identidade e a diversidade cultural da comunidade surda, com introdução ao alfabeto manual, sinais e frases do cotidiano.

PÚBLICO:

Professores, estudantes e pessoas interessadas no tema.

A partir de 16 anos.

NÚMERO DE VAGAS:

20 participantes. Plataforma Zoom.

SOBRE IRO RAUEN:

Licenciada em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua com formação e ensino de Libras para diversos públicos, com foco em pessoas ouvintes. Participou da Série Crisálida, primeira série de ficção dramática bilíngue, em Libras e Português. É atleta profissional da Seleção Brasileira de Futsal e Futebol Feminino de Surdos.

OFICINA 3:

Funk em Libras

27 DE NOVEMBRO | 19h30 ÀS 21h

OBJETIVO:

Estimular o público surdo e ouvinte a criar coreografias a partir do gestual da Língua Brasileira de Sinais e proporcionar interação entre a música e a comunidade surda.

PÚBLICO:

Bailarinos, professores, estudantes e pessoas interessadas no tema. A partir de 16 anos.

NÚMERO DE VAGAS:

20 participantes. Plataforma Zoom.

SOBRE DIOGO PEREIRA:

Surdo nativo, falante de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Graduando do Curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante da Banda ABSurdos, atua como percussionista, tecladista e guitarrista. Ex-aluno do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia (MG). Realiza trabalhos e projetos como músico e dançarino.

fotografia preto e branco Diogo Pereira

SEMINÁRIO

CULTURA E ACESSIBILIDADE

27 DE NOVEMBRO | 14h ÀS 16h

OBJETIVO:

Debater sobre inclusão e acessibilidade no contexto dos produtos e ações culturais para pessoas com deficiência, apresentar pessoas e instituições que trabalham com acessibilidade cultural e divulgar a Rede Nacional de Leitura Inclusiva em âmbito local e regional.

PÚBLICO:

Pessoas com e sem deficiência, gestores de cultura, produtores culturais, artistas, professores, bibliotecários, profissionais das mais diferentes áreas que desenvolvam atividades inclusivas em entidades públicas ou da sociedade civil e interessados no assunto.

NÚMERO DE VAGAS:

Aberto ao público. Transmissão pelo Youtube.

SOBRE OS PALESTRANTES:

IRO RAUEN: 

Licenciada em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua com formação e ensino de Libras para diversos públicos, com foco em pessoas ouvintes. Participou da Séria Crisálida, primeira série de ficção dramática bilíngue, em Libras e Português. É atleta profissional da Seleção Brasileira de Futsal e Futebol Feminino de Surdos.

JOSÉ CARLOS RODRIGUES: 

Especialista em Educação Especial e Práticas Inclusivas, graduado em Pedagogia, com Habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil e palestrante. Atua como consultor em audiodescrição. Participou da Comissão de Acessibilidade do Ministério Público de Santa Catarina, da Comissão de Acessibilidade da Fundação Catarinense de Educação Especial e é membro da Comissão dos direitos das pessoas com deficiencias – OAB/SC. É integrante da Rede Nacional de Leitura Inclusiva – GT Santa Catarina.

MEDIAÇÃO:

SALETE CECÍLIA DE SOUZA: 

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em Gestão da Informação e graduanda em Pedagogia (UNISUL). É coordenadora do Programa de Promoção de Acessibilidade da Unisul, desde 2007. Voluntária da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

APRESENTAÇÕES CUTURAIS

28 DE NOVEMBRO | 20h

OBJETIVO:

Proporcionar apresentações culturais acessíveis e fomentar a inclusão e participação de pessoas com deficiência. As apresentações contam com tradução em Libras e audiodescrição.

PÚBLICO:

Livre. Para todas as idades.

NÚMERO DE VAGAS:

Aberto ao público. Transmissão pelo Youtube.

SOBRE AS APRESENTAÇÕES:

- Dança com Diogo Pereira

- Humor com Iro Rauen

 

- Peça teatral “A Jornada do Peixe” com o Grupo Encantados Contadores de Histórias.

Duvidas ou mais informações?
Fale conosco:

Obrigado pelo envio em breve entraremos em contato!

Logo Encantados Contadores de Histórias
Logos Edital Elisabete Anderle Fundação
PARCEIROS
Logo Parque Encantos do Sul
Logo Se Conect
Logo Evoluir
Logo Rede Nacional de Leitura Inclusiva
Logo Be Play
Logo Traduz Libras
Logo Tagarela Produções
Logo Tree Filmes
REALIZAÇÃO